Dota 2 é um dos jogos com mapas mais complexo e cheio de peculiaridades, até dominarmos todos os pontos do seu vasto terreno leva muito tempo e dedicação. Pensando em lhe dar uma ajudinha na hora de entender o mapa de Dota 2, criamos um guia tanto para os iniciantes aprenderem quanto para os experientes lembrarem como é o mapa de Dota 2. Aqui, daremos uma visão geral dos pontos mais importantes do mapa de Dota 2 como Ancestral, trilhas, Jungle, Roshan e tudo mais.
Entender sobre o mapa de Dota 2 é importante para saber o que fazer em campo, como rotacionar caso uma torre caia, melhores lugares para o HC farmar, onde posicionar as wards. Estes são pequenos detalhes que separam os bons jogadores de Dota dos demais. Conhecendo bem o mapa você também ganha uma visão mais abrangente de tudo que está acontecendo em campo e pode começar a tomar decisões estratégicas que te levam a vitória em Dota 2!
O mapa de Dota 2 é dividido em 2 territórios, o território dos iluminados (Radiant) e o dos temidos (Dire), cada lado do mapa possui estruturas semelhantes como as lanes, torres, o ancestral e muitas outras. Porém o terreno apresenta em ambos lados leves diferenças, o centro do mapa de Dota 2 é dividido por um rio com com formato irregular com o Roshan ao lado noroeste do mapa.
Cada lado do mapa, apesar de parecer simétrico, tem suas particularidades, dependendo do lado do mapa onde a sua equipe surge, é importante adotar estratégias diferentes de jogo. O mapa de Dota 2 é grande e dividido em várias partes, entender cada uma delas é importante para os jogadores terem vitória na partida. O mapa primeiramente é composto por trilhas ou lanes, entre elas existe a jungle, zona de interesse de muitos campeões. Em cada canto do mapa existe a base de cada facção, onde está a Fonte, o Ancestral, barracas, efígies e torres. Abaixo vamos destrinchar cada área para um melhor entendimento.
Mapa do jogo é dividido em 3 lanes (ou trilhas), são elas Top lane, Mid lane e Bottom lane (Bot lane). Dentro de cada lane existe ainda a separação entre Safelane e Offlane. A Safelane dos iluminados é definida pela lane que tem a torre mais próxima ao final, ou seja, a lateral da esquerda do mapa, enquanto o restante da lane é a offlane. Uma justamente é segura por possuir a torre nível 1 perto da ponta, então os creeps também lutarão além dela, enquanto a outra você precisa se distanciar um pouco mais da torre para lutar.
As trilhas laterais (side lanes) apresentam uma distância maior, consequentemente os creeps andarão mais e dependendo e podem brigar em zonas da lane diferentes, o que só varia um pouco no mid lane, que só varia esta briga entre os creeps com com a queda de alguma torre.
As torres são pontos importantíssimos nas trilhas de Dota 2. Mapa de dota possui ao total 11 torres, sendo que 3 delas ficam em cada trilha de dota 2 e mais 2 ficam junto ao Ancestral. Cada torre na sequência da lane só pode ser destruída se a torre de nível inferior for derrubada. As torres de Dota 2 possuem níveis diferentes, as Torres nível 1, mais próximas ao centro, tem apenas 1800 de vida e contam com a habilidade Reforçada (Reinforced) que concede 150% de dano adicional, redução de dano de ataque a heróis em 50% e de creeps em 30%.
Enquanto isso as torres nível 2 possuem 2500 de vida, a habilidade Reforçada e também podem se regenerar caso não tenha inimigos por perto com habilidade Proteção de retaguarda. Já as torres nas entradas das bases são de nível 2 e contam com 2600 de vida e as mesmas habilidades das torres nível 2. Apenas como observação, as torres de Dota 2 não são tão punitivas quanto as de LoL, porém elas são um ótimo ponto para teletransporte e para conseguir adquirir uma superioridade numérica contra um adversário.
Saber controlar bem a lane e derrubar a torre adversária contribui para ganhar mais espaço e poder explorar outros cantos do minimapa. Até porque, derrubando as torres você consegue levar seus creeps mais a frente e pode explorar outras jungles e outras torres consequentemente.
A Jungle ou floresta, é a zona entre as lanes do dota 2. Mapa do jogo possui uma floresta abundante em recursos com criaturas neutras, é uma área delimitada por árvores e diferentes elevações, sendo um território muito importante entre as lanes. É importante perceber que a jungle é uma zona que deve ser explorada tanto pelo HC (Hard Carry), quanto pelo midlaner, dependendo da fase do jogo.
Primeiramente, caso você use um herói que não tem dano para explorar bem a jungle no início do jogo, deve focar nos abates de creeps nas trilhas. Com o passar do tempo e com as habilidades em níveis mais altos, é hora de entrar na jungle e coletar ouro abatendo as criaturas neutras na jungle de Dota 2.
Esta é uma zona importante, já que o domínio dela significa ouro para o seu time e também pode ser uma área que pode ser explorada para identificar o movimento de adversários, com as wards. Além disso, dominar outras florestas pode significar menos recursos de ouro para a equipe rival.
Através da jungle ainda podemos realizar os ganks nas lanes, utilizando algumas trilhas que levam as lanes principais. No início do jogo, contamos com duas vias para entrar na Safelane e uma na offlane. Na jungle ainda existem as lojas secundárias e lojas secretas, que vendem itens diferenciados das lojas base e os postos avançados.
Os postos avançados em Dota 2 são estruturas neutras que existem em cada lado do terreno. Este tipo de estrutura concede a equipe que dominá-lo uma visão ampla do terreno e oportunidade de teletransporte.
O Rio de Dota 2 é localizado no centro do mapa e separa o território de cada equipe. O rio fica em uma local mais baixo do jogo, inclusive isto cria aquele bloqueio de visão de cada lado. É perceptível que o rio é diferente em cada ponta, o Roshan, por exemplo, fica em uma estrutura única muito importante do meio do jogo para frente.
O Roshan é a criatura mais forte de Dota 2. Localizado no noroeste do mapa, ele é um ponto que começa a ser importante do meio para frente das partidas de Dota 2. A recompensa pela derrota do Roshan é de ouro para todo o time e a Égide do Imortal que concede ressurreição instantânea a quem acertou o último hit na criatura.
As Runas são itens que podem conceder os mais variados tipos de bônus e outras vantagens. As Runas aparecem aleatoriamente no rio após os 2 minutos de partidas, claro, cada uma delas tem uma importância e tempo diferente de surgimento.
Saber cada tipo de runa é importante para ajudar a sua equipe, podemos separar as runas em Runa de Recompensas e o restante é chamado de Runas de Poder, pois trazem vantagens para o seu herói em Dota 2.
Estas runas aparecem após os 3 minutos de jogo e concedem uma boa quantidade de ouro e experiência aos jogadores que a coletarem.
A Runa do Dano Duplo aumenta o dano base do herói em 100% durante 45s.
Esta runa concede ao herói máxima velocidade de movimento no Dota 2.
A runa de regeneração restaura totalmente a vida e mana dos heróis que a encontrem
Concede ao herói redução do tempo de espera das habilidades e custo de mana em 30% durante 50s.
Cria ilusões do herói do jogador que duram cerca de 75s.
Esta runa concede ao portador invisibilidade durante 45 e só acaba antes deste tempo caso o jogador ataque um dos heróis adversários.
As bases são os pontos de defesa mais importantes em Dota 2, pois nelas estão os Ancestrais, principais estruturas de Dota 2. Em ambos lados existem também as torres, fontes e as barracas.
O mapa de Dota 2 possui um Ancestral em cada lado do minimapa, sendo um pertencente aos Iluminados (Radiant) e outros dos Temidos (Dire). Este tipo de estrutura só pode ser atingido após a queda de suas torres e contam com 4500 de vida. O grupo que destrói o Ancestral adversário tem a vitória na partida.
Na base de Dota 2, existem 2 torres perto do Ancestral, que são nível 4 e mais 3 torres nas extremidades das trilhas de Dota 2.
As barracas são as estruturas de onde saem os creeps, ao total existem 6 barracas. Cada facção possui 3 Quartéis de Guerreiros, de onde saem as unidades de dano corpo a corpo e 3 Quartéis de Magos, de onde saem as unidades de dano de longo alcance em Dota 2.
A fonte é a estrutura no início do mapa, de onde os jogadores começam as partidas de Dota 2. A fonte é um estrutura indestrutível que pode atacar, onde o jogador recupera vida e mana do seu herói. Além disso, na fonte tem a loja, onde você pode gastar o seu ouro comprando os mais variados itens em Dota 2.
Dentro da base de Dota 2 também existem 8 estruturas que a compõem , são chamadas de estruturas efígies. Elas não têm um papel ativo no jogo e servem apenas para criar uma barreira contra o grupo adversário, cada uma delas possui 1000 de vida.
O mapa de Dota é composto por um território repleto de elevações, cada uma delas influencia na visão do mapa e também são determinantes na hora de um combate. Já que, por exemplo, um terreno em high ground dá vantagem a quem está em cima dele e também de evasão. Ao total são 6 tipos de elevações diferentes:
Dota 2 possui apenas um mapa oficial para jogar.
O mapa de Dota 2, diferente de outros MOBAs, não possui um nome, sendo chamado apenas de mapa.
O mapa de Dota 2 possui 11 torres, 2 delas ao lado do ancestral e o restante nas lanes.
E aí o que achou deste guia sobre o mapa de Dota 2? Nos dedicamos diariamente a trazer o melhor do mundo das apostas online em jogos como Valorant, CS: GO, Wild Rift e outros! Como também as melhores informações dos seus jogos preferidos! Por isso, caso você queira ficar melhor no Dotinha, confira o conteúdo que atualizamos periodicamente em nossa página denotícias.